Você já conhece o sistema de amortização de financiamento imobiliário? Essa modalidade está atiçando a curiosidade de muitas pessoas pela possibilidade de quitar o imóvel mais rápido.
O grande receio de quem está considerando financiar um imóvel é o medo de ter que ficar pagando as prestações por muitos e muitos anos. Afinal, algumas opções podem chegar em até 30 anos! Contudo, existe um caminho para isso!
Por isso que neste conteúdo te mostraremos uma solução que está sendo bastante utilizada e pode ser a saída para que você amenize o volume nas parcelas ao longo do tempo.
Sabe qual é? Amortização de financiamento imobiliário.
Continue a leitura e entenda mais sobre o seu conceito e como funciona!
Como funciona a amortização de financiamento imobiliário?
A amortização de financiamento imobiliário quer dizer que toda parcela paga mensalmente por você contribui para diminuir o seu saldo devedor total. Ou seja, pagou uma prestação? É mais um valor que ajuda a quitar a sua casa própria.
Mas não é só por isso que a prática de amortizar o financiamento se tornou tão popular. O que tem atraído diversas pessoas é a possibilidade de adiantar mais de uma parcela para poder quitar o financiamento mais rápido, além de conseguir uma boa redução de juros.
Então, em vez de pagar uma parcela no mês, o comprador pode optar por pagar duas, três ou quantas ele puder e quiser.
Quanto mais amortização for feita, menor será o saldo devedor do financiamento e, consequentemente, menor será o valor dos juros pagos. Isso significa que amortizar um financiamento imobiliário pode ajudar a economizar dinheiro no longo prazo.
Quais são as formas de amortização de financiamento imobiliário?
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que para cada financiamento imobiliário, há um tipo diferente de amortização. Portanto, entre os principais, é possível mencionar.
- Tabela SAC: as parcelas têm reajustes e vão diminuindo o seu valor gradativamente ao longo dos meses e anos, à medida que os pagamentos são realizados.
- Tabela PRICE: as parcelas têm o mesmo valor durante todo o período do financiamento imobiliário.
Cada uma tem juros diferentes que impactam no valor da sua amortização e por isso você conhece a fundo o seu contrato.
E, além disso, tem uma informação que muitos podem não te contar sobre a amortização de financiamento imobiliário.
É possível adiantar as parcelas pagando valores aleatórios, não o total.
Ou seja, se a sua parcela for de R$ 1.000,00, as outras que você pretende amortizar não precisam seguir esse mesmo valor.
Vale a pena amortizar o financiamento?
A amortização do financiamento imobiliário vale a pena em muitos casos, pois como mencionamos anteriormente, oferece a possibilidade de quitar as dívidas em um prazo e valores menores do que o original.
Mas atenção!
Nem sempre será viável utilizar esse método, porque ele exige que você tenha um bom controle financeiro para adiantar essas parcelas. Afinal, como você vai pagar mais de uma prestação se há outras dívidas em atraso, não é mesmo?
DICAS PARA AMORTIZAR O FINANCIAMENTO
→ Faça um planejamento financeiro para identificar quanto você pode pagar a mais a cada mês
Coloque na ponta do lápis todos os seus ganhos e gastos para observar se é possível destinar algum valor para a amortização. Tenha em mente que o seu foco principal é deixar as dívidas em dia e a amortização pode ser vista como despesas extras, não fixas.
Assim, é possível ter maior flexibilidade!
Quer ajuda para organizar as suas finanças?
BAIXE AGORA → [GUIA] O passo a passo definitivo para um planejamento financeiro eficiente
→ Use o FGTS para amortizar o financiamento
Você sabia que é possível amortizar o financiamento utilizando o seu FGTS? Pois é! Assim como esse fundo tem a possibilidade de ser usado na aquisição de um imóvel como valor de entrada, a quantia também pode ser destinada na amortização.
→ Faça uma simulação
Se você está perdido e não sabe o quanto pode amortizar, a melhor opção é fazer uma simulação. Dessa forma, você terá uma visão sobre as melhores condições para a sua realidade financeira, sem que isso te prejudique.
Existem algumas calculadoras na internet que já dão a possibilidade de comparar as parcelas, juros e total financiado em cada um dos métodos de amortização.
E aí, gostou?
Aproveitando que estamos abordando sobre os processos na compra de um imóvel, entenda mais também sobre o RGI e a sua importância
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
6 de março de 2025 |
O que moradores e proprietários devem saber sobre a manutenção do condomínio?
A manutenção do condomínio é um assunto que os moradores precisam entender para ficar alerta durante alguma eventualidade. Conheça os 3 tipos de manutenções.
21 de fevereiro de 2025 |
Como funciona o financiamento direto com a construtora?
O financiamento direto com a construtora pode ser a melhor opção para quem sonha com um imóvel próprio. Confira 4 vantagens.